Blog

Vale a pena colocar um HD SSD em seu notebook?

HD SSD virou "moda" e os preços estão bem convidativos. Você pode estar pensando, será que vale a pena? O que ganharei trocando meu HD convencional por um SSD?

Vamos expor alguns motivos?

1 - É mais veloz em relação ao HD convencional 

Essa com certeza é a mais atraente opção, você poder ter um pouco mais de rapidez e fluidez em seu notebook  Atualmente, é comum encontrar modelos que atingem 2 mil megabytes por segundo sem dificuldade, enquanto os mais baratos alcançam 550MB/s. Para exemplificar o quão grande é essa velocidade, vamos compará-lo ao HD. Os modelos de disco rígido mais utilizados hoje em dia atingem a velocidade de 150MB/s, sendo que os mais avançados chegam a 200MB/s. Ou seja, os HDs convencionais, normalmente, não chegam a um décimo da velocidade da unidade de estado sólido. E como essa velocidade atinge o seu dia a dia? Simples: ao colocar  SSD no notebook, todas astarefas ficam mais rápidas, de ligar o computador ao carregamento de programas.

2 - São bem mais resistentes em relação ao HD convencional

Por mais que não seja tão comum, HDs podem dar problemas irreversíveis mais facilmente do que os SSDs. Por ser uma tecnologia mais sofisticada, a unidade de estado sólido está menos propensa a sofrer danos físicos, até porque não envolve nenhuma parte mecânica como motor, agulha, discos internos e outros itens como nos HDs convencionais. Não vamos dizer aqui que um HD SSD não possa apresentar problemas, mas sua tecnologia é superior e mais resistente.

3 - Podem economizar bateria do seu notebook

Essa afirmativa é válida, desde que a sua bateria esteja em boas condiçoes, claro. Mas um HD SSD consome muito menos do que um HD convencional, onde além de alimentar uma placa eletrônica ainda consome mais energia devido a sua parte mecânica. Em suma, um HD comum tem consumo médio de uns 7 watts, enquanto um SSD uns 3 watts, ou seja, consome menos energia, então isso reflete em aumento de autonomia da bateria.

Que tal pensar em instalar um HD SSD em seu notebook? 

Use seu HD convencional como um HD portátil via USB, para guardar dados, músicas, fotos... Deixe o SSD somente com o que realmente importa.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

26 / Mar / 2019
Daniel Bernardo - iTechSP

Comente esta publicação

FALE CONOSCO PELO WHATSAPP